Pular para o conteúdo principal

Seis dicas básicas para ser uma manicure profissional

Ser uma manicure vai muito além de só saber embelezar as mãos e os pés, é preciso ter postura profissional e estar atenta a critérios de higiene e segurança dos instrumentos de trabalho.


Se você já faz as unhas das suas primas, tias, amigas e elas disseram que você leva jeito para ser manicure profissional, acredite nesse seu potencial que você terá sucesso.

Antes de tudo, entenda que você terá muitas concorrentes, mas é a sua habilidade e o bom atendimento  que irão ser um diferencial na hora de conquistar suas clientes.

Aqui vão algumas dicas para ter orientar a seguir esse caminho:

1. Conhecimento

Não existe algum tipo de curso técnico para ser manicure e pedicure, é na prática que você se tornará uma. Mas investir em cursos de formação profissional é importante para adquirir conhecimento técnico e teórico.

Quando decidi que queria ser uma manicure profissional percebi que tinha que fazer alguns cursos para me dar bem na profissão, principalmente para ter conhecimento sobre procedimentos de esterilização dos alicates e materiais não descartáveis.

Se você está iniciando como manicure e pode investir em um curso pago, show! Invista, vai valer muito a pena. Mas se você não pode, fique despreocupada, na internet tem muito conteúdo gratuito para você se inspirar.

A minha recomendação é que você faça um curso básico para compreender o passo a passo de como fazer unhas corretamente.

Os cursos irão te ajudar a aprender de forma mais didática passos como: cutilagem, esmaltação, combinação de cores, atendimento ao cliente, etc. Além dos materiais necessários, como autoclave ou estufa para esterilização. 

Com qualificação você irá conseguir ótimos resultados!

2. Pratique

A melhor forma de você desenvolver suas habilidades de manicure e pedicure é praticando. Comece fazendo a unha das pessoas da sua família, das suas amigas, das suas vizinhas, seja voluntária em algum projeto, etc. Assim você irá aprender a ter rapidez e a executar cada etapa do processo de fazer unhas corretamente e, principalmente, a ter confiança em si mesma.

3. Defina seu local de trabalho

Você precisará definir como e onde pretende trabalhar, se será em um cantinho na sua própria casa, se irá atender suas clientes na casa delas ou onde elas trabalham, ou se irá trabalhar em um salão de beleza. Só você irá saber o que é melhor para você.

Se você está iniciando na profissão de manicure, a minha sugestão é que você comece em um pequeno salão de beleza, ou atenda as clientes à domicílio, para você ir divulgar seu trabalho aos poucos e conquistar suas próprias clientes.

4. Seja pontual e organizada

Pontualidade é um requisito básico para qualquer profissional. Sempre esteja pronta para fazer unha no horário marcado e tenha sempre perto de você os materiais necessários para o atendimento das suas clientes.

5. Tenha postura profissional

Ser manicure vai muito além de embelezar as unhas dos pés e das mãos. Você acaba se tornando uma psicóloga e as vezes a cadeira da manicure é um confessionário onde suas clientes irão desabafar e conversar com você assuntos pessoais.

É importante que você tenha ética e demonstre profissionalismo e vamos combinar que sair por aí contando o que suas clientes conversam com você não é nada bonito.

Trate suas clientes como você gostaria de ser tratada e guarde com você aqueles segredinhos que você acaba descobrindo. Seja uma profissional atenciosa, gentil e educada.

6. Divulgue seu trabalho

A propaganda é a alma do negócio, essa é uma frase que todo mundo já conhece não é mesmo!?

Depois de definir seu local e horário de trabalho, disponibilize um número de telefone para que as pessoas possam entrar em contato com você para fazer agendamentos e utilize as redes sociais para divulgar o seu trabalho.

Faça boas fotos e compartilhe em suas redes sociais, envie mensagens pelo WhatsApp se apresentado e dizendo que você está trabalhando como manicure. Entre em grupos de Facebook do seu bairro e compartilhe seus resultados de trabalho e peça para as suas amigas a te ajudar a divulgar o seu trabalho também.


Dica extra: Não desista!

Se você sente que você quer mesmo ser uma manicure profissional e quer fazer disso o seu sustento, se dedique a isso.

O começo será difícil, mas se você persistir e acreditar no seu potencial tudo vai dar certo!

Continue sempre se dedicando e aprendendo para você se destacar na profissão e ser uma manicure de sucesso.


SAIBA MAIS
 
Quer saber mais sobre como ser uma manicure profissional? Conheça o meu "Guia para Manicure Iniciantes". Um e-book que vai te mostrar os principais pontos para ser uma manicure profissional.

Clique AQUI e acesse a página oficial para adquirir o seu guia.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Três dicas de creme hidratante para as mãos e cutículas

Neste período de pandemia, uma das formas de prevenção do novo coronavírus é a higienização das mãos. Porém, esse hábito tão importante acaba deixando nossas mãos um pouco mais ressecadas, reduzindo a hidratação natural da pele. Por isso, após a lavagem das mãos, é importante o uso de cremes hidratantes, pois ameniza o ressecamento e as agressões do dia a dia. Veja no vídeo o porque da importância de hidratarmos as mãos e qual creme podemos escolher: Três dicas de hidratantes para as mãos Para escolher o melhor hidratante para as suas mãos, além do preço, você deve estar atenta aos ingredientes da fórmula e as necessidades da sua pele e opte sempre por hidratantes hipoalergênicos para evitar qualquer tipo de alergia ou irritação na pele. 1) Natura Ekos Castanha A linha Ekos da Natura já é sucesso de mercado. Se é sucesso é porque é bom de verdade não é mesmo?! O creme para as mãos Natura Eko Castanha é ideal para usar ao longo do dia. Tem rápida absorção, promove a nutrição imediata e ...

Unha da mão encravada: conheça as causas

Você sabia que a unha da mão também encrava? Pois é, assim como as unhas dos pés, as unhas das mão também encravam. Isso acontece quando o canto da unha cresce e perfura a pele, causando inflamação, dor e desconforto.  Imagem by Freepik Conheça algumas causas do encravamento das unhas das mãos: - Roer as unhas: esse péssimo hábito é uma mas das causas do encravamento das unhas das mãos, pois ao roer os cantos das unhas, elas crescem de maneira irregular e acabam encravando. -  Reações a medicamentos: alguns medicamentos alteram a circulação dos membros superiores, o que pode deixar a pele mais sensível, levando a unha a perfurar o dedo. - Cortar a unha de maneira errada: cortar a unha reta e muito curta pode acarretar o encravamento, pois ela crescerá e irá machucar a pele. Saiba como não deixar as unhas das mãos encravar: Podemos prevenir o encravamento das unhas das mãos com medidas bem simples, como não cortar a unha muito curta e não deixar bordas pontiagudas, que vão feri...

Quando surgiu o hábito de fazer as unhas?

Desde que o mundo é mundo, homens e mulheres se preocupam com a imagem pessoal e com a beleza.  Embora seja um tanto quanto difícil de explicar como eram esses hábitos (cuidados com o cabelo, roupas, corpo, e, é claro, com as unhas), eles existiam na antiguidade.   E o hábito de pintar as unhas, quando surgiu? Historiadores relatam que os Babilônios, por volta dos anos 4000 a.C e 3500 a.C (antes de Cristo), estão entre os primeiros povos a pintarem as unhas (eles ainda colocavam implantes de ouro sólido nelas). Os povos da China e do Egito também tinham esse costume. As cores dos esmaltes eram escolhidas de acordo com a posição social que essas pessoas ocupavam.   Gostou dessa curiosidade? Deixe seu comentário e diga o que achou.   E se você que está iniciando como manicure e quer saber um pouco mais sobre a profissão, clique aqui e conheça o meu e-book , ele é um guia para manicures iniciantes. Acesse e adquira o seu!